Sobre a audição

Afinal, o que é ruído branco e como ele afeta o cérebro positivamente?

ruído branco

Os sons audíveis são aqueles que o ser humano é capaz de ouvir. As vibrações que permitem que a onda sonora seja transformada em som pelo cérebro é aquela que fica entre 20Hz e 20.000Hz. Os sons graves, por exemplo, são de baixa frequência (abaixo de 300Hz), enquanto os sons agudos possuem uma alta frequência (acima de 5.000Hz).

A intensidade sonora, que é o que chamamos de volume, está associada à amplitude da onda. As ondas de maior amplitude exercem uma pressão maior no ar, o que faz com que os tímpanos vibrem mais intensamente. Esse tipo de onda normalmente incomoda as pessoas, principalmente quando o ambiente está silencioso.

Uma forma de anular o barulho é usar o ruído branco. Esse tipo de som é usado para disfarçar a percepção dos sons altos, o que ajuda muitas pessoas a terem uma noite de sono melhor. Saiba no post o que é ruído branco, como ele pode ser usado, quais são as suas vantagens e como gerá-lo.

O que é ruído branco?

O ruído branco é um som que combina todas as frequências diferentes, ou seja, ele oscila entre elas constantemente. O objetivo é que o ruído cubra todo o espectro de som para mascarar qualquer tipo de frequência que esteja atrapalhando a pessoa, seja para se concentrar ou para dormir. Esse tipo de som só pode ser gerado por aparelhos eletrônicos e se parece com o barulho gerado pela estática do rádio ou da TV.

No entanto, o termo “ruído branco” também pode ser usado para descrever qualquer outro barulho que ajude o indivíduo a se distrair de ruídos incômodos. O barulho do ventilador em funcionamento é um exemplo, assim como sons da natureza e músicas calmas e baixas.

Como ele pode ser usado?

O ruído branco é indicado para profissionais que precisam se manter muito concentrados por períodos longos, como os escritores. Além disso, ele é útil para anular os barulhos externos que vêm da rua durante a noite, como pessoas conversando em bares e buzinas de carros em ruas movimentadas. Sendo assim, o ruído branco funciona bem para pessoas que têm dificuldade de pegar no sono ou acordam durante a noite devido a barulhos.

Esse tipo de ruído também é utilizado para crianças pequenas. Isso acontece porque a mente do bebê se excita com o som do próprio choro, tornando a tarefa de voltar a dormir difícil. O ruído branco mascara o som do choro para o próprio neném, o que faz com que ele se acalme e possa voltar a dormir.

Quais são as vantagens?

Existem pessoas que conseguem dormir facilmente com barulhos altos. No entanto, a grande maioria precisa de um mínimo de silêncio. O ruído branco, ao disfarçar os outros sons, propicia uma noite de sono contínua e de descanso para a pessoa.

Além disso, durante o trabalho, esse tipo de ruído é capaz de aumentar a concentração ao mesmo tempo que relaxa a mente. Assim, consegue-se trabalhar por horas seguidas sem ter cansaço.

Como gerar o ruído branco?

O interessante é que na internet existem várias soluções para gerar ruídos brancos, assim como aplicativos para celular e máquinas especializadas. O site SimplyNoise, por exemplo, disponibiliza ruído branco, rosa, cinza, marrom e outras opções. O TMSoft é um aplicativo para celular que oferece vários tipos de ruídos brancos que podem ser organizados em uma playlist personalizada.

E então, entendeu o que é ruído branco e como ele pode ajudá-lo a deixar os ambientes mais silenciosos? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas com “barulhos incômodos!”

Você, ou seu familiar, possui zumbido? Dê o 1o passo. Agende uma demonstração, conheça nossas soluções, e sinta a diferença! – 0800 011 1000

Você pode gostar
Sensibilidade ao som
Sensibilidade ao som: 5 coisas que você precisa saber sobre Hiperacusia
fumar causa perda auditiva
Fumar causa perda auditiva? Descubra!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This