Dicas

Aparelho auditivo para idosos: como convencê-los a usar? Conheça nossas dicas!

É comum que pessoas idosas mostrem certa resistência em frequentar consultas médicas e aceitar os problemas diagnosticados com o avanço da idade. E, quando o quadro é de perda auditiva, esse cenário costuma se agravar.

Na terceira idade, quem apresenta dificuldades de audição insiste, por vezes, que o problema vai passar ou mesmo afirma que é algo natural e sem gravidade. Nesse momento de recusa ao tratamento, é hora de interferir.

Não há como obrigar o uso de aparelho auditivo para idosos, mas existem algumas maneiras de convencê-los a respeito de sua importância e ultrapassar algumas barreiras. Confira nossas dicas!

Fale sobre a qualidade de vida

Tudo inicia com uma boa conversa. O primeiro ponto a ser abordado é a qualidade de vida: fale com o idoso sobre as dificuldades que ele enfrenta em sua rotina, de forma amigável e sem tom de acusação. Pessoas próximas e bons amigos são pessoas que podem começar a convencê-lo!

Exemplifique situações cotidianas pelas quais ele passa e que poderiam ser realizadas com mais conforto e tranquilidade. Depois, sugira uma tentativa de adaptação: proponha um tempo de uso em troca de um parecer dele sobre os resultados, que, com certeza, serão positivos. Na Audium você realiza um teste gratuito com nossas soluções Basta ligar no 0800 011 1000 e agendar.

Mostre que ele terá mais independência

Um dos maiores incômodos citados por pessoas na terceira idade é a dependência para realizar tarefas e atividades simples. Portanto, essa pode ser mais uma questão abordada na conversa com o idoso. Ele, sem dúvidas, não gostaria de ser auxiliado 24 horas por dia e arriscar perder a própria privacidade.

Busque por exemplos de portadores de deficiência auditiva que se beneficiaram com o uso do aparelho. Na internet, é fácil encontrar vídeos e depoimentos de usuários satisfeitos que podem servir de referência para estimular essa decisão com base no fator independência – O próprio canal da Audium no YoutubeAqui na Audium temos o “Café Audium”; uma reunião para troca de experiências que você também pode se beneficiar e trazer seu ente querido.

Ressalte a importância do convívio social

Por vezes, o idoso nem mesmo sabe as consequências de negligenciar o uso de aparelhos auditivos. Por isso, é importante alertá-lo que isolamento social é uma das mais principais para quem tem esse problema.

Faça o lembrete de que ele tem familiares e amigos que o amam e que gostariam de estar sempre em sua presença. Explique que, sem esse contato, a depressão pode se desenvolver e afastar de vez esse contato. Conte ainda que, com o aparelho, ele jamais perderá uma reunião com os vizinhos e poderá sempre acompanhar o crescimento dos netos.

Explique que as atividades diárias não sofrem alteração

Muitos idosos ignoram o uso de aparelho auditivo por acharem que interfere nas atividades diárias. Porém, existem vários modelos no mercado desenvolvidos para fornecer total conforto e até discrição ao usuário.

Mostre a ele um catálogo com os produtos e explique que nada do que ele mais gosta de fazer sofrerá alteração. Assistir à televisão, praticar exercícios físicos, passear com os amigos e outros hobbys continuam a acontecer normalmente e certamente melhor.

Procure um especialista para contar sobre a adaptação ao aparelho auditivo para idosos

Por fim, procure ajuda especializada e acompanhe o portador de deficiência auditiva em uma consulta. Converse com o médico otorrinolaringologista para que ele mostre o quanto a adaptação ao aparelho auditivo para idosos é rápida e fácil, e que será um verdadeiro auxílio para sua vida.

Mas lembre-se: nada de forçar ou pressionar o idoso. Deixe que ele confie no profissional e aceite gradualmente a mudança, para perceber sozinho as melhorias adquiridas.

Gostou das dicas deste artigo sobre aparelho auditivo para idosos? Então, compartilhe essas informações em suas redes sociais para ajudar outras pessoas nesse processo tão delicado!

Você, ou seu ente querido, possui alguma dificuldade auditiva ? Agende uma demonstração gratuita com nossas soluções!

Você pode gostar
4 cuidados com a sua audição
4 cuidados com a audição que todo mundo deveria ter
Evite tratar os idosos como crianças
Saiba por que você não deve tratar idosos como crianças
4 Comentários
  • WELITON SIMOES GOMES Maio 20,2019 at 2019-05-20T15:19:18+00:000000001831201905

    Minha avó tem um aparelho e não conseguiu se adaptar, faz muitos anos, tem como consertar?

    • Audium jun 7,2019 at 2019-06-07T15:01:49+00:000000004930201906

      Claro Weliton – Se for da marca Phonak – basta trazer a uma de nossas 140 lojas – clinicas.audiumbrasil.com.br

  • Aparecida Maria Gargantini Domingues.ci jun 20,2018 at 2018-06-20T18:40:56+00:000000005630201806

    O que eu mais quero, é poder ouvir mellor!

  • Aparecida Maria Gargantini Domingues.ci jun 20,2018 at 2018-06-20T18:30:18+00:000000001830201806

    O que eu mais quero, é poder ouvir melhor.
    Eu amo ouvir!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This