Sobre a audição

Conheça 5 doenças que causam surdez

doenças que causam surdez

A deficiência auditiva, ou surdez, é a perda total ou parcial da audição, o que dificulta a comunicação e a compreensão da pessoa afetada. Ela pode ocorrer por causas congênitas, quando a pessoa nasce com o problema, ou adquirida ao longo da vida, por um traumatismo, genética ou doenças que afetem o órgão.

As doenças que causam surdez provocam uma lesão nas células que são responsáveis por conduzirem o som até o cérebro. Os sintomas incluem a diminuição da capacidade de perceber o som, de forma parcial ou total. Essa perda deve ser medida por meio de um audiômetro, que mede o nível de audição em decibéis.

Neste post, vamos apresentar 5 doenças que causam surdez. Confira!

1. Rubéola

A rubéola é uma das doenças que podem causar a surdez em bebês durante o pré-natal, por isso toda gestante precisa ser vacinada. A transmissão se dá para o feto por meio da placenta e a criança ainda pode desenvolver problemas visuais, neurológicos e cardíacos.

Em geral, os sintomas incluem conjuntivite, coriza e febre. Portanto, na fase inicial, ela pode ser confundida com outras doenças e é preciso consultar um médico para que ele passe o diagnóstico correto.

2. Diabetes

A diabetes é uma condição que resulta em níveis elevados de glicose no sangue. Além de todas as complicações conhecidas, como problemas cardiovasculares e cegueira, quem tem a doença pode ter chances de perder a audição. A explicação é que o alto nível de glicose sanguínea danifica os vasos sanguíneos, o que prejudica o organismo, podendo levar aos problemas de audição.

3. Pressão alta

A hipertensão ou pressão alta é conhecida por aumentar a pressão do sangue dentro dos vasos sanguíneos. Além de ser uma doença perigosa e silenciosa, já que pode provocar insuficiência cardíaca e AVC, o problema também pode acelerar a degeneração do aparelho auditivo, levando à surdez de forma gradual.

4. Otite

A otite é causada por uma infecção no ouvido médio e costuma provocar bastante dor por causa do acúmulo de secreção e da inflamação. Bactérias e vírus são os principais causadores e o problema pode afetar os dois ouvidos ou apenas um.

Os principais sintomas são dificuldade auditiva, inchaço, vermelhidão e dores. Embora seja tratada, a otite pode se tornar crônica e causar a surdez. Em casos mais graves, o ideal é fazer uma cirurgia para drenar o líquido, melhorando a audição do paciente.

5. Meningite

A doença é causada pela inflamação das membranas (meninges) que recobrem os órgãos do sistema nervoso central. Os principais sintomas incluem vômitos, abatimento, cansaço e dor de cabeça intensa. Além disso, uma das complicações frequentes é a perda de audição nos dois ouvidos, principalmente em crianças.

Como vimos, existem diversas doenças que causam surdez e é necessário reconhecer os sintomas e procurar tratamento médico. Por isso, se você conhece alguém ou tem um parente que pode estar ficando surdo, não deixe de consultar um profissional especialista na área. Além disso, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir o nosso blog, que conta com bastante informação sobre problemas auditivos.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em seu e-mail!

Você pode gostar
Perda auditiva neurossensorial: entenda o que é
Conheça quais são os 4 níveis de perda auditiva

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This