Dicas

Deficiente auditivo e restaurante: 5 dicas para escolher um bom estabelecimento

O deficiente auditivo enfrenta dificuldades diárias em atividades consideradas comuns para a maioria das pessoas. Frequentar restaurantes, por exemplo, pode ser considerada uma dessas situações.

É preciso vencer os obstáculos do dia a dia e fazer boas escolhas, uma vez que é difícil encontrar estabelecimentos acessíveis, com boa acústica e com um atendente que saiba Libras.

Diante desses contratempos, resolvemos listar algumas dicas para ajudar o deficiente auditivo a escolher um bom restaurante e ser incluído nos passeios sem constrangimentos e com mais eficiência. Acompanhe o post!

1. Pesquise o restaurante previamente

Informar-se antes de visitar o estabelecimento é importante. É possível consultar informações a respeito da acessibilidade, se existem intérpretes em Libras, se a mesa pode ser reservada e escolhida pelo cliente com antecedência. E até mesmo saber como funciona a acústica do local.

Essas informações podem deixar o passeio mais agradável para o deficiente auditivo e seus acompanhantes. Uma boa dica é procurar por reviews online de outros clientes. Essas opiniões podem trazer dicas e dados que os funcionários podem se esquecer de passar.

2. Escolha uma boa mesa

Os ruídos típicos do lugar e uma grande quantidade de vozes atrapalham a compreensão do deficiente auditivo. O mais indicado é escolher uma mesa o mais distante possível do foco de barulho e também da cozinha.

A ideia é concentrar-se na comunicação que está acontecendo na mesa, e não ao redor dela. Uma boa dica é escolher uma mesa ao lado de uma parede, pois ela cria uma espécie de barreira para os ruídos e elimina eventuais distrações.

3. Evite ambientes com música alta

Assim como os ruídos e conversas atrapalham a melhor compreensão, a música alta também contribui para a confusão. Restaurantes com música ao vivo, apresentação de bandas, espaços para dança com música alta (como nas boates) devem ser evitados. Especialmente por quem está lidando com a perda auditiva gradual e por quem passa por casos de surdez unilateral.

Prefira os lugares com som ambiente e maior tranquilidade, de modo que a comunicação aconteça sem grandes problemas.

4. Escolha restaurantes com decorações que bloqueiem os barulhos

Alguns fatores podem fazer da acústica do estabelecimento mais eficiente, no que diz respeito ao bloqueio dos barulhos. Prefira os ambientes que tenham carpetes, cortinas, toalhas de mesa e cadeira acolchoadas. Superfícies como o vidro e madeira, sem essas coberturas, tendem a ter mais ruídos.

Prefira também aqueles ambientes com decoração mais clássica, pois certamente será menos barulhento.

5. Opte pelos lugares com boa iluminação

Quem se comunica por meio de Leitura Labial e Libras precisa de boa visibilidade. A iluminação baixa pode ser aconchegante e romântica para algumas pessoas, mas para o deficiente auditivo poderá atrapalhar o uso das técnicas que aproveita para se comunicar, já que é mais visual.

Também é importante considerar que se localizar em frente a uma luz muito brilhosa pode ser igualmente prejudicial para a visibilidade. Uma ampla iluminação, a depender do caso, pode não ser favorável.

Com essas dicas, se torna mais agradável para o deficiente auditivo frequentar um restaurante. Será mais uma conquista alcançada em sua rotina, animando a sua capacidade de viver e ser feliz.

Você, ou seu familiar, possui dificuldade para se comunicar em ambientes como restaurante, ou que possuam excesso de ruído ? Isso pode ser um sintoma de perda auditiva. Dê o 1º passo. Experimente Ouvir melhor por 14 dias – www.audiumbrasil.com.br/agende – 0800 011 1000

Gostaria de fazer um teste para simular como está sua audição? Aqui você pode fazer um teste auditivo online!

Você pode gostar
Evite tratar os idosos como crianças
Saiba por que você não deve tratar idosos como crianças
maneira correta de limpar o ouvido
Existe uma maneira correta de limpar o ouvido? Entenda!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This