Dicas

Todo excesso de ruído contribui para uma perda auditiva progressiva: saiba como evitar!

A perda auditiva progressiva acontece quando o seu problema de audição piora com o passar do tempo. É comum encontrarmos casos em nosso centro auditivo de clientes que já não estão mais satisfeitos com determinada regulagem de seu aparelho auditivo, isso pode ser consequência de uma alteração em sua perda auditiva. A mesma coisa acontece com aqueles que usam óculos, por exemplo.

A idade e a grande quantidade de ruídos aos quais estamos expostos em nossa vida moderna podem estar acelerando este processo!

Costuma ouvir música muito alta nos fones do celular? Trabalha em algum ambiente aonde o barulho alto é constante? É possível que você precise rever os seus hábitos e cuidar um pouco mais dos seus ouvidos!

Leia o post para descobrir mais sobre o assunto e entender o que pode ser feito para evitar a perda de sua audição:

Por que o excesso de barulho causa a perda auditiva?

A exposição contínua a ruídos pode acarretar sérios danos às principais responsáveis pela audição sensorial ― as células ciliadas da cóclea. E isso não depende da idade, mas sim da sua predisposição genética e do contato constante com a poluição sonora.

Essas lesões podem ser consideradas irreversíveis. Quanto maior for o ruído, mais o órgão poderá ser lesionado. O tempo de exposição também é diretamente proporcional à natureza da perda auditiva.

O estrago precoce da audição devido ao excesso de ruídos é um dos eventos encontrados em nosso centro auditivo.

Exposição à poluição sonora

Quem trabalha em casas noturnas (DJs e barmen, por exemplo), no meio musical ou em construções está mais sujeito à perda auditiva. Muitas vezes, essas pessoas sequer percebem os sintomas. Mas as ameaças à audição não estão restritas a elas, fones de ouvidos com alto volume, jogos de videogame e até mesmo o barulho intenso do trânsito (como o ronco do motor das motos) podem causar grande impacto e levar a lesões com o passar dos anos.

Como evitar a perda auditiva progressiva?

Como o problema está surgindo cada vez mais cedo é fundamental tomar alguns cuidados visando prevenir seu aparecimento ou, pelo menos, adiá-lo.

Confira algumas dicas importantes:

Protetores de ouvido

Para os profissionais que se encontram em ambientes de barulho constante os protetores auriculares ajudam a reduzir os riscos. Eles podem ser moldados à orelha do usuário e abafam os sons externos.

Os protetores podem ser de silicone, espuma ou polímero e precisam de limpeza constante, conforme orientações fonoaudiológicas.

Volume ideal

O limite de som contínuo seguro para os ouvidos é em torno dos 80 decibéis. Isso significa mais ou menos a metade da barra de volume. Um bom teste é colocar a música para tocar e tirar os fones dos ouvidos. Se você estiver escutando sem usá-los, é sinal de que o volume está alto demais.

Dormir com os fones também não é indicado. Se você não ouve absolutamente nada do que está à sua volta quando está com eles, também é um indicativo para que diminua o volume.

Limpeza contra infecções

Otites são consideradas comuns, mas pedem cuidados. Essas inflamações podem levar à perda auditiva.

Não deixe que líquidos e outros fluidos fiquem acumulados no seu ouvido quando estiver gripado ou mergulhar na piscina, por exemplo.

Não é necessário o uso de hastes flexíveis para limpar a área, pois elas podem ser prejudiciais ao tímpano ― especialmente se forem introduzidas profundamente no canal auditivo. Faça a higienização com a toalha e o seu dedo indicador. Não use qualquer tipo de sabão, isso altera o PH da orelha podendo causar alergias.

Milhões de pessoas são afetadas pela perda auditiva progressiva. A falta de informação e também o preconceito podem fazer com que você adie os cuidados com os seus ouvidos. Caso identifique dificuldades em ouvir ou compreender o que é dito, busque um médico especialista rapidamente, certo?

O que achou dessas dicas? Deixe aqui o seu comentário!

E você; conhece, ou possui algum familiar que está com uma dificuldade auditiva? Agende uma triagem, Faça uma Demonstração Gratuita e Experimente Ouvir Melhor.

Você pode gostar
Jogos da memória para a Terceira idade
Os benefícios dos jogos da memória para a terceira idade
Surdez e o isolamento social: qual é a relação?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This