Dicas

Os benefícios dos jogos da memória para a terceira idade

Jogos da memória para a Terceira idade

Usar jogos para desenvolver as capacidades do cérebro é uma tática aplicada na vida das pessoas desde a infância.

Encaixar formas geométricas, empilhar blocos e identificar cores são algumas das atividades que exercitam o desenvolvimento cognitivo e permite que as pessoas sigam a vida de forma saudável.

Porém, quando a terceira idade chega, a capacidade de assimilar ideias, guardar informações e realizar atividades simples começa a declinar.

É aí que esses mesmos jogos, tão úteis na infância, passam a ser ótimos aliados para manter a saúde da memória dos idosos. Você quer saber mais sobre jogos da memória para a terceira idade? Veja no post completo!

O que é capacidade cognitiva?

A capacidade cognitiva é uma “ferramenta” presente no cérebro humano que permite assimilar ideias, compreender conceitos, manter relacionamentos com as outras pessoas e fazer parte do mundo. Em outras palavras, ter capacidade cognitiva é ser capaz de somar conhecimentos e compreendê-los por meio da percepção dos 5 sentidos.

Ela começa a se desenvolver durante os primeiros anos de vida. Essa fase é decisiva para determinar como será o relacionamento de cada pessoa com o mundo. Embora a capacidade cognitiva nos permita desenvolver uma série de habilidades, ela não dura para sempre e, assim como nós, também envelhece.

Por que ela diminui na terceira idade?

O envelhecimento traz uma série de mudanças nas funções do cérebro. Uma das mais comuns é a diminuição na velocidade em que se processa informações. A terceira idade também vem acompanhada de diversas mudanças comportamentais na vida da pessoa, como a aposentadoria, o distanciamento de alguns familiares, uma rotina sem esforço físico e outras situações típicas.

A capacidade cognitiva das pessoas atinge seu pico aos 30 anos e se mantém estável até os 50. Apesar de não existir uma regra exata para todos os seres humanos, estima-se que, após os 50, a forma como você processa informações torna-se mais lenta.

Apesar de se tratar de um processo natural, as mudanças comportamentais e nas funções do cérebro funcionam como combustível para acelerar os seguintes processos:

  • diminuição da capacidade de compreensão;
  • redução da capacidade de raciocínio;
  • dificuldade para executar tarefas simples;
  • perda de memória;
  • perda de atenção.

É importante ressaltar que essa dificuldade é algo natural do processo de envelhecimento do corpo e não quer dizer que existe uma doença mais preocupante causando esses problemas. Porém, quando o declínio cognitivo começa a acelerar mais que o normal, é possível que se desenvolvam doenças como o Alzheimer.

O ideal é oferecer acompanhamento médico para as pessoas da terceira idade, realizar exames periódicos e manter a atenção em comportamentos atípicos. Assim, fica mais fácil proporcionar um envelhecimento saudável.

Como os jogos da memória para a terceira idade podem ajudar?

O cérebro humano funciona como um músculo. Sendo assim, precisa ser exercitado para se manter estimulado a raciocinar, independentemente da idade da pessoa. As barreiras que o corpo encontra na terceira idade favorecem o atrofiamento do músculo. Então, o segredo para mantê-lo funcionando é procurar formas de exercitá-lo.

Os jogos de memória são armas simples e muito poderosas para combater o problema porque estimulam a capacidade de raciocinar, de memorizar e guardar informações. Veja alguns jogos que ajudam a manter a memória dos idosos em forma.

Jogo dos 7 erros

Esse jogo é muito conhecido, principalmente entre as crianças, mas considerado um dos mais eficientes para estimular o cérebro das pessoas da terceira idade. É preciso ativar a capacidade de percepção e análise ao olhar duas imagens que parecem iguais, a fim de identificar os erros escondidos em pequenos detalhes. Existem versões eletrônicas do jogo dos 7 erros, assim como é possível imprimir desenhos disponíveis na internet.

Palavras cruzadas

As palavras cruzadas são velhas conhecidas das pessoas da terceira idade. O que a maioria dos idosos não sabe é que esse hobby é mais benéfico para a memória do que eles imaginam. Ele é ótimo porque estimula o cérebro a procurar palavras que muitas vezes são desconhecidas. Esse estímulo funciona como a alimentação, que faz com que o cérebro queira se nutrir cada vez mais. As palavras cruzadas são facilmente encontradas em sua forma tradicional, nas revistas das bancas ou em versão eletrônica.

Cartas e dominó

Os jogos de carta, assim como o dominó, exigem a criação de uma estratégia para vencer. Isso estimula a concentração, o raciocínio e, consequentemente, a memória. Além dessas vantagens, esse tipo de jogo ainda promove o convívio social, já que para brincar é preciso de um grupo de pessoas.

Jogo da memória

Esse jogo pode ser jogado sozinho, mas fica muito mais divertido quando existe um parceiro para competir. O objetivo é procurar figuras iguais que ficam espalhadas e sempre ocupam o mesmo lugar na mesa. Isso obriga o cérebro a gravar informações para que seja possível vencer o jogo, além de estimular a competitividade.

Como incentivar o idoso a participar?

Por mais benéficos que esses jogos possam ser, sabemos que nem sempre é fácil convencer uma pessoa da terceira idade a participar desse tipo de atividade. Para isso, é importante analisar se existe uma limitação mais acentuada que faz com que o idoso sinta-se envergonhado ou limitado ao jogar um jogo. Um dos motivos mais comuns é a perda de audição, que faz com que a pessoa comece a evitar a interação.

Para isso, é importante buscar tratamentos adequados, como o uso de aparelho auditivo, que permite a recuperação da audição e a inclusão dessa pessoa nos grupos sociais.

Outra forma de manter o idoso interessado é tornar esse momento especial, divertido e estimulante. Para isso, inclua outras pessoas da família e proporcione um ambiente agradável. Também não faça críticas duras quanto ao desempenho e evite tentar responder pelo idoso.

Muitas pessoas não conhecem a importância dos jogos de memória para a terceira idade, mas a eficácia deles é real e ajuda milhares de pessoas a ter um envelhecimento mais saudável.

O melhor de tudo é que trata-se de uma solução completamente acessível para qualquer pessoa, tanto financeiramente quanto pela prática e forma de aplicar. Por isso, não deixe de investir em jogos da memória para a terceira idade e torne o envelhecimento de quem você ama muito melhor!

Se você precisa de guardiões para uma pessoa da terceira idade, entre em contato com os Guardiões de Vidas!

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva ? Dê o 1o passo, agende uma demonstração gratuita com aparelhos auditivos e sinta a diferença.

Você pode gostar
Deficiente Auditivo tem direito a Aposentadoria
Deficiente auditivo tem direito a aposentadoria? Entenda!
Alimentação e Audição
Como a alimentação saudável previne a perda auditiva?
1 Comentário
  • Leontina Ferreira Vettori maio 15,2019 at 2019-05-15T14:29:36+00:000000003631201905

    Bom dia. Li estes comentários e gostaria de saber se podem me informar onde comprar jogos e materiais necessários para estimular a memoria do idoso e prevenir o alzheimer. Moro em Londrina e já procurei em algumas papelarias e não encontrei. aqui tem o curso supera que usa materiais muito bom, porém o curso é muito caro. Gostaria de comprar para realizar atividades em casa. Obrigada pela atenção.

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This