Aparelhos auditivos

Mapeamento de fala: quais são as vantagens de fazer?

mapeamento de fala

O funcionamento dos aparelhos auditivos digitais se baseia na amplificação dos sons antes que eles cheguem ao ouvido. Para garantir um resultado efetivo, alguns sons são amplificados, como o da fala, enquanto outros são diminuídos, como os ruídos. Porém, se as configurações não estão certas, surgem as dificuldades de ouvir bem. Nesse caso, é essencial fazer o mapeamento de fala.

Mas o que é isso, afinal? Trata-se de um teste que verifica a capacidade de amplificação da comunicação verbal pelo aparelho. Se houver algum problema de ampliação em determinada frequência, são feitos ajustes específicos. Ao final, isso garante mais qualidade de vida e de uso do equipamento.

Para entender melhor esse recurso, veja quais são as principais vantagens do mapeamento de fala e compreenda como ele é feito.

Quais são as vantagens do mapeamento de fala?

Além de ser um procedimento muito simples, essa etapa traz outros benefícios importantes para quem usa aparelhos auditivos. A partir dos resultados, é possível, inclusive, fazer mudanças que garantem melhorias em todo o cotidiano. A seguir, veja quais são as vantagens do mapeamento de fala e entenda os aspectos principais.

Conhecimento das necessidades

Um dos pontos mais importantes é que o mapeamento permite compreender como cada aparelho reage à comunicação verbal. Então, dá para ter uma visão clara do nível de amplificação oferecido, quais são as faixas que precisam de modificação e como se adaptar às necessidades do usuário em relação à perda auditiva.

Ou seja, é possível obter uma solução específica, personalizada e que atende a interesses pontuais.

Garantia de ajustes precisos

A partir dos resultados oferecidos pelo mapeamento de fala, dá para entender quais frequências devem ser mudadas. Ou seja, é um jeito de configurar o aparelho para torná-lo mais adaptado ao cotidiano.

Como há milhões de possibilidades, o mapeamento é essencial porque direciona o que deve exatamente ser feito. Com grande precisão, os resultados são muito melhores e adequados à solução do problema de perda auditiva e às necessidades de cada pessoa.

Facilidade no entendimento da fala

Muitas vezes, os indivíduos têm dificuldade para compreender o que dizem porque a amplificação não é correta. Os ruídos do ambiente interferem o entendimento da frequência da conversa e, com isso, não dá para distinguir a mensagem.

Com os ajustes, há um dimensionamento correto da amplificação da fala e da redução de outros ruídos. Desse jeito, é possível ouvir o que mais importa e, então, estabelecer conversas com alto nível de compreensão.

Aumento do nível de satisfação com o aparelho

Ao final, os ajustes finos são determinantes para tornar o aparelho auditivo ainda mais útil. Dessa forma, quem o utiliza consegue ouvir melhor, interagir com o ambiente e se comunicar do jeito certo.

O mapeamento de fala, portanto, é essencial para aumentar a satisfação com o uso do aparelho. Sem frustrações, o nível de qualidade de vida atinge patamares novos e mais elevados.

Como o processo é realizado?

O início do procedimento é marcado pelo posicionamento de uma pequena sonda no canal auditivo. Em seguida, o paciente ouve uma gravação de fala e a sonda capta o nível de amplificação. Os resultados aparecem em um gráfico, em que são verificados os valores da intensidade dos sons. De acordo com cada perda auditiva, são feitas as alterações necessárias.

O processo é indolor, não é invasivo e oferece uma abordagem sistêmica muito clara do problema. Porém, note que não se trata da medição da capacidade de compreensão. Na realidade, o mapeamento identifica o “volume” projetado dos sons e se está dentro do esperado para suprir cada perda auditiva.

Como realizar adequadamente essa etapa?

Para que o mapeamento seja adequado e gere os resultados esperados, é essencial buscar uma empresa que ofereça esse tipo de solução auditiva. Com os equipamentos e profissionais certos, o efeito será positivo.

Procure um empreendimento com boa reputação, alta qualidade e que tenha experiência no procedimento. Pesquise bastante antes da escolha, porque isso aumenta as chances de sucesso em relação ao resultado esperado.

Como vê, o mapeamento de fala é essencial para melhorar o uso dos aparelhos auditivos, graças aos ajustes personalizados.

Como a realização por uma empresa especializada é importante, entre em contato com a Audium e veja como podemos ajudar. 0800 011 1000 – www.audiumbrasil.com.br

Você pode gostar
Audição Bilateral
Um ou dois aparelhos auditivos? Entenda a importância da audição bilateral
sintomas da perda auditiva infantil e a importância do diagnostico
Perda auditiva infantil: sintomas e a importância do diagnóstico precoce

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This