Sobre a audição

Você conhece esses 6 mitos e verdades sobre surdez?

mitos-surdez

A perda de audição ainda é um assunto que gera dúvidas entre as pessoas. O conhecimento é limitado ou rodeado de algumas crenças que estão longe de ser verdade.

Os mitos sobre surdez são muitos, e o assunto pode ser complexo. Por isso, as buscas na internet sobre essa questão são tantas.

Talvez você tenha chegado até esse post por isso mesmo, não é? Não? Você acha que sabe tudo sobre a surdez? É melhor ler com atenção este texto. Talvez você descubra que alguns dos seus conhecimentos não são lá verídicos como pensa. Confira!

1. Cera de ouvido em excesso pode causar algum tipo de surdez

Na verdade, a cera quando fica acumulada em grande quantidade dentro do ouvido, causa o que os médicos identificam como “rolha de cera”. Ou seja, uma barreira de cerume que impede o som de chegar ao tímpano.

Não é necessariamente um tipo de surdez. Afinal, normalmente quando o paciente faz a remoção da cera, através de um procedimento em um médico otorrinolaringologista, ele volta a ouvir sem quaisquer problemas.

2. Ouvir música alta nos fones de ouvido pode causar surdez

Infelizmente sim, é mais uma verdade. A perda auditiva acontece devido aos danos causados pelo som alto às células sensoriais. E o pior é que elas não voltam a se regenerar.

Por isso, se você gosta de ouvir música em seus fones de ouvido, atente-se para o limite máximo que deve ser de 85 decibéis. E ouça no máximo por oito horas.

3. Somente pessoas idosas são afetadas pela perda auditiva

Finalmente, um mito. Não chega nem a 50% o percentual de pessoas com mais de 65 anos que têm perda auditiva.

Os problemas de audição afetam as pessoas de todas as faixas etárias, inclusive adolescentes e jovens ao redor do mundo. É claro que, com o envelhecimento natural, as células auditivas podem ser prejudicadas. Mas essa não é a única causa da surdez.

4. Infecção de ouvido que causa perda auditiva é mais um dos mitos sobre surdez

As conhecidas otites podem sim causar a perda auditiva, mas só caso aconteçam repetidamente.

Mantenha os ouvidos sem líquido acumulado e trate muito bem as eventuais gripes e problemas respiratórios, pois eles também podem causar infecções e problemas auditivos.

E, atenção com os pequenos, viu? Nas crianças, o canal que liga o nariz à tuba auditiva é horizontal e curto, por isso os menores sofrem com as otites com mais frequência.

5. Uma pessoa surda só pode conversar por linguagem de sinais

Trata-se de um mito. Alguns surdos desenvolveram a fala, mesmo com a perda auditiva: são os chamados surdos oralizados.

Essas pessoas conseguem se comunicar por meio de aparelhos auditivos ou mesmo com o treino para a leitura labial.

6. Alguns remédios podem prejudicar a audição

É a mais pura verdade. Alguns antibióticos usados no tratamento de tuberculose, diuréticos e outras substâncias à base de ácido acetilsalicílico podem sim causar danos aos sistemas coclear e vestibular, que são muito importantes para a sua audição.

Sempre que tomar algum medicamento desconhecido, pergunte ao seu médico sobre os riscos.

Lembre-se que a perda auditiva tem diferentes causas, e estar bem informado a respeito delas é uma importante forma de se prevenir e manter sua audição preservada. Conhecendo os mitos sobre surdez fica mais fácil evitar tantos problemas.

O que você achou dessas dicas? Conhece outros mitos sobre surdez para compartilhar conosco? Deixe abaixo o seu comentário!

E você? Possui, ou conhece algum familiar com perda auditiva? Agende uma triagem e Experimente Ouvir Melhor por 14 dias.

Você pode gostar
Causas da Deficiência Auditiva
Você conhece as causas da deficiência auditiva? Saiba mais aqui!
famosos com deficiência auditiva
Conheça: 6 famosos com deficiência auditiva

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This