Sobre a audição

Afinal, o que é a audiometria?

Quando existe suspeita de algum problema auditivo, o médico pode solicitar um exame chamado audiometria. Por meio dele, é possível identificar se a pessoa apresenta algum sinal de perda auditiva.

Você sabe exatamente como é feito esse procedimento e quem é o profissional responsável pela realização do exame? Não? Então continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é a audiometria?

A audiometria é um exame que permite ao profissional verificar de forma precisa qualquer alteração que alguém possa apresentar no que diz respeito à capacidade de ouvir e de compreender os sons. Esse exame costuma ser rápido, não causa dor e não é invasivo, ou seja, não há necessidade de cortes ou de injeções, por exemplo.

Como a audiometria é realizada?

Para a realização do exame, a pessoa deve ficar dentro de uma cabine acústica, de forma que nenhum som externo atrapalhe o teste e comprometa o resultado. Existem dois tipos de audiometria:

Tonal

A pessoa vai usar fones de ouvido e deve responder aos estímulos sonoros que são produzidos. Nesse caso, como é um exame subjetivo, sempre que perceber o som (pode ser grave, médio ou agudo), deve fazer um sinal para o profissional. O teste é feito nos dois ouvidos, porém, separadamente.

A finalidade desse tipo de audiometria é identificar o estímulo auditivo mais baixo que a pessoa pode notar, detectando qualquer possível perda auditiva e o grau apresentado.

Vocal

Para a realização da audiometria vocal também é preciso usar fones de ouvido, mas nessa situação a pessoa deve repetir algumas palavras que, ora apresentam uma intensidade fixa (o volume não varia), ora apresentam uma intensidade cada vez mais baixa (o volume vai diminuindo).

Nessa situação, o objetivo é analisar se a pessoa consegue compreender as palavras que são ditas.

Se no resultado constar algum possível problema auditivo, o médico pode solicitar que o exame seja feito novamente. É importante lembrar que, se a pessoa estiver gripada, por exemplo, o resultado pode não ser totalmente confiável. Nesse caso, o teste deve ser repetido.

Em que situações a audiometria é solicitada?

O médico geralmente solicita a audiometria quando uma pessoa diz que não está ouvindo bem ou quando essa informação é fornecida por algum membro da família.

Além disso, pode ser um exame de rotina em empresas nas quais os funcionários estão expostos a ruídos constantes, sendo realizada também com a finalidade de verificar possíveis alterações na audição.

Que profissionais podem realizar a audiometria?

Normalmente, o exame é realizado por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista. Eles são os profissionais mais aptos e habilitados para realizar o procedimento.

Se você ou alguém próximo tem apresentado dificuldades para ouvir, procure ajuda o quanto antes, pois é mais fácil tratar o problema quando ele é percebido logo no início. Procure um centro auditivo de confiança, que conte com profissionais capacitados e com tecnologia avançada, e agende uma triagem.

Quer ter um feedback rápido sobre como anda a sua audição? Simule agora online e gratuitamente em 3 minutos

 

Você pode gostar
deficiência auditiva na escola
Deficiência auditiva na escola: entenda como reconhecer e ajudar
Perda auditiva pode causar depressão
Perda auditiva pode causar depressão? Entenda

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This