Sobre a audição

O que fazer quando temos suspeita de uma perda auditiva?

Em certo momento da vida, todos nós podemos sofrer com a perda auditiva. Alguns dos fatores que provocam esse mal estão relacionados ao envelhecimento, à hereditariedade e à exposição à poluição sonora.

Segundo a Organização Mundial da saúde, mais de 1,1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos sofrem de algum tipo de deficiência auditiva em todo o mundo.

Um dado ainda mais alarmante é que, entre o início da perda e a busca por um tratamento adequado, as pessoas levam em média 5 a 7 anos. Isso pode significar em alguns casos o estabelecimento de um quadro irreversível.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo informações valiosas sobre o que deve ser feito quando ocorre a perda de audição. Venha aprender conosco!

Entenda o que é a perda auditiva

A perda auditiva é o resultado de uma soma de danos / desgastes às diferentes estruturas responsáveis pela audição. Eles estabelecem um quadro em que o sistema auditivo deixa de funcionar corretamente, limitando ou anulando a capacidade de perceber, escutar e compreender os sons.

Existem 3 tipos de perdas auditivas:

Perda auditiva neurossensorial

Tem origem no ouvido interno, sendo decorrente de lesões nas células sensoriais auditivas – as células ciliadas. Uma falha do nervo auditivo. Geralmente, ocorre nos dois ouvidos: direito e esquerdo.

Seus sintomas mais clássicos são a percepção alterada de alguns sons, a dificuldade para escutar sons agudos, o zumbido recorrente e a dificuldade da percepção de fala em ambientes com ruídos.

Esse tipo de perda auditiva pode ser causado por infecção, doenças no sistema auditivo, uso de medicamentos, exposição excessiva a ruídos, problemas congênitos e envelhecimento.

Perda auditiva condutiva

É causada por danos no ouvido externo e médio, que, por sua vez, provocam um bloqueio na passagem das ondas sonoras em suas estruturas. A partir do momento em que não pode ser adequadamente conduzida, a onda sonora chega com fraca intensidade ao ouvido interno.

São sintomas frequentes: presença de dor ou secreção, vermelhidão e inchaço, e a sensação de ouvido tapado.

Geralmente, a perda auditiva condutiva é causada por infecções, acúmulo de cera e fluido, danos nos ossos do ouvido, perfuração do tímpano e a presença de corpo estranho no canal auditivo.

Perda auditiva mista

Essa perda aparece por problemas nos três ouvidos – externo, médio e interno. Ela é uma combinação das perdas anteriores e, portanto, contempla todos os seus sintomas e causas.

Saiba qual profissional procurar diante da perda de audição

O otorrinolaringologista é o médico habilitado para tratar dos problemas relacionados aos ouvidos.

Ao procurar por esse profissional, ele fará uma série de exames físicos e clínicos, a fim de detectar a presença, a origem e o tipo de perda de audição. Um dos exames mais importantes é a audiometria, que avalia a capacidade do seu sistema auditivo de detectar e ouvir os sons.

Outro exame que ele pode realizar é a imitanciometria, que tem por objetivo avaliar as condições do ouvido médio, fornecendo dados relativos ao funcionamento do tímpano e dos ossículos – pequenos ossos que participam do processo auditivo.

Além desses exames iniciais, o otorrino solicita que você conte quais são as suas principais queixas, tais como dificuldades para escutar, sintomas que têm experimentado com frequência, quais os medicamentos que utiliza e como é a sua rotina para determinar se é necessário um exame mais aprofundado.

Conheça os diferentes tratamentos disponíveis

Diferentes condutas terapêuticas estão atualmente disponíveis. No entanto, o tratamento utilizado varia de acordo com a severidade, a origem e o tipo de perda auditiva. Por isso, somente o otorrinolaringologista saberá qual deles escolher.

A solução / tratamento pode ser através de medicamentos, cirurgias, até a indicação de aparelhos auditivos e o especialista que vai lhe orientar.

Quer saber como está a sua audição? Então, acesse nosso site e simule agora. Se preferir, agende uma triagem auditiva pelo 0800 011 1000 – Faça uma demonstração gratuita com nossas soluções! Agende agora mesmo a sua visita e se surpreenda!

Você pode gostar
fones de ouvido
Fones de ouvido e surdez: entenda porque eles estão relacionados!
telefone e dificuldade auditiva
Telefone e dificuldade auditiva: 3 coisas que você precisa saber
2 Comentários
  • Juçara fev 13,2018 at 2018-02-13T21:24:13+00:000000001328201802

    Esse artigo é muito útl para quem tem dúvidas no assunto quando eu começei a notar não tinha aonde encontrar informações ai que me deparei com esse exelente site obrigado !

    • Audium fev 14,2018 at 2018-02-14T16:26:46+00:000000004628201802

      Obrigado por compartilhar Juçara! Se precisar de alguma ajuda estamos a disposição também no :

      Telefone – 0800 011 1000
      WhatsApp (11) 970697561
      Email – contato@audiumbrasil.com.br

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This