Sobre a audição

Otosclerose – Descubra agora “o que é” e “como tratá-la”

Otosclerose

Os problemas relacionados à audição podem ser causados pelos mais diversos fatores. A otosclerose, por exemplo, é uma doença responsável por levar à surdez progressiva. Quando alguém apresenta perda auditiva, para saber exatamente o que a causou é preciso procurar um médico. O otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para fazer a avaliação e prescrever o tratamento mais adequado, de acordo com as necessidades de cada pessoa. E o que é otosclerose?

Quer saber mais sobre as causas, os sintomas e os tratamentos relacionados a esse distúrbio? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

O que é otosclerose

A otosclerose é uma doença que se caracteriza pelo crescimento irregular do tecido ósseo. Esse crescimento desordenado do osso impede que o estribo se movimente e impossibilita o deslocamento das ondas sonoras para o ouvido interno (surdez de condução). O estribo é um dos ossículos que se encontram no ouvido médio e que, juntamente ao martelo e à bigorna, envia as vibrações que são produzidas na membrana timpânica até o ouvido interno.

O tecido ósseo endurecido também pode se fixar próximo à cóclea, afetando a propagação dos impulsos nervosos em direção ao cérebro (surdez neural). É importante lembrar que a otosclerose costuma atingir os dois ouvidos e é uma perda progressiva, ou seja, aumenta com o passar do tempo.

Causas

Embora as causas da otosclerose não sejam totalmente conhecidas, na maioria das vezes, são de natureza genética ou hereditária. Contudo, infecções, traumatismos e distúrbios também devem ser levados em consideração na avaliação geral, pois são vistos como fatores de risco.

Sintomas

O sintoma mais evidente da otosclerose é a perda gradativa da audição: geralmente, ocorre em pessoas de 20 a 30 anos e se torna mais acentuada após os 50, podendo levar à surdez total.

Outros sintomas muito comuns que, normalmente, constituem um forte indício da doença são zumbidos nos ouvidos, vertigem e tontura.

Tratamento

A otosclerose ainda não tem cura, mas existem tratamentos que contribuem para estabilizar ou retardar a doença e que amenizam os sintomas, como o uso de determinados medicamentos, a realização de cirurgia e o uso de aparelhos auditivos.

Quando é feita a cirurgia (estapedotomia ou estapedectomia), o estribo (que não consegue mais se movimentar) é retirado. No lugar desse ossículo é colocada uma prótese, por meio do canal do ouvido externo. De forma geral, os resultados são bastante positivos. Ganha-se alguns anos, mas mesmo com a cirurgia; posteriormente, será necessário a utilização dos aparelhos auditivos.

No caso de optar pelo uso de um aparelho auditivo, a pessoa vai compensar a perda auditiva pela amplificação dos sons. Esse é um método que também apresenta ótimos resultados, além de ser muito seguro e fornecer uma boa alternativa para quem não quer se submeter ao procedimento cirúrgico.

A cirurgia e o uso de aparelhos auditivos contribuem para uma redução considerável dos sintomas relacionados à doença.

Agora que você já sabe o que é otosclerose, fique atento aos sintomas e procure um otorrinolaringologista, se necessário. Lembre-se de que problemas relacionados à audição podem acometer pessoas de qualquer idade. Dessa forma, quanto mais rápido o diagnóstico for realizado, maiores serão as chances de sucesso por meio do tratamento prescrito pelo médico.

Sendo indicado o uso dos aparelhos auditivos, não deixe de procurar um de nossos centros auditivos para que possa testar gratuitamente os benefícios do aparelho auditivo.

O que você achou do nosso post? Conhece alguém que foi diagnosticado com otosclerose? Ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto? Quer compartilhar alguma experiência? Então deixe seu comentário!

Você pode gostar
Perda de Audição em Idosos – 5 coisas que você precisa saber
perda auditiva
Como ruídos no ambiente de trabalho podem aumentar a perda auditiva?
4 Comentários
  • Flavio Rodrigues nov 22,2018 at 2018-11-22T09:06:14+00:000000001430201811

    Tenho otosclerose, porém, não quero me submeter a cirurgia, todavia, o barulho está ficando insuportável, será que com o uso do aparelho a surdez e barulho podem melhorar?

    • Audium nov 22,2018 at 2018-11-22T11:45:34+00:000000003430201811

      Olá Flavio. Tudo bem? Explique isso ao otorrinlaringologista – Ele que deve lhe passar o diagnóstico preciso. Mas o Aparelho Auditivo é uma solução para esse caso também. O que seu médico lhe disse? Se quiser vir até um de nossos centros auditivos para tomarmos um café sem compromisso, estamos a sua disposição!

  • Ana Freitas jul 25,2018 at 2018-07-25T21:47:59+00:000000005931201807

    Boa noite! Fui diagnosticada com otosclerose e consegui entender um pouco melhor sobre esta doença com esta essa matéria

    • Audium ago 1,2018 at 2018-08-01T17:56:33+00:000000003331201808

      Oi Ana. Caso queira um aconselhamento e agendar uma demonstração sem compromisso com nossas soluções. Basta agendar uma visita pelo 0800 011 1000 – contato@audiumbrasil.com.br

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This