Dicas

Ouvido entupido: entenda tudo sobre o assunto!

ouvido entupído

Ficar com a sensação de ouvido entupido é algo comum, principalmente quando a pessoa sobe de carro até uma montanha, voa em um avião ou pratica mergulho. Essas situações ocorrem por causa da variação de pressão durante uma mudança de altitude e a sensação pode sumir em alguns minutos e não representa problemas para o ouvido.

Entretanto, quando o ouvido entope sem motivo aparente ou aparecem sintomas como febre, coceira ou odor, pode indicar um problema ou uma infecção que precisa ser avaliado por um médico para que o tratamento se inicie rapidamente.

Neste post, vamos apresentar um panorama sobre ouvido entupido e as suas causas. Confira!

Quais são as causas do ouvido entupido?

Existem diversas causas para o problema, desde infecções até o acúmulo de cera. Confira, a seguir, o que pode causar o ouvido entupido.

Infecção de ouvido

A otite, ou infecção de ouvido, é um dos fatores mais comuns da sensação de ouvido tampado. Isso ocorre por causa da infecção, que deixa o canal auditivo inflamado, o que dificulta a passagem do som e provoca o entupimento do ouvido.

Os sintomas mais comuns são coceira, vermelhidão na orelha e febre baixa. Embora seja comum em crianças, a infecção de ouvido também pode ocorrer em adultos.

Acúmulo de cera

Nesse caso o ouvido realmente fica entupido de cera. Embora seja uma substância saudável que é feita pelo corpo para eliminar possíveis sujeiras do canal auditivo, pode se acumular em excesso e provocar dificuldade para escutar.

O excesso da cera pode afetar qualquer indivíduo, mas é mais comum em pessoas que usam cotonetes para a limpeza do ouvido, já que o objeto empurra para uma parte mais profunda da orelha, o que impossibilita a passagem do som.

Labirintite

Na labirintite, a pessoa sente tonturas intensas, além da sensação do ouvido tampado. Outros sintomas incluem a presença de zumbido, diminuição temporária da audição e perda de equilíbrio. Em geral, o problema não tem cura e pode surgir por crises ao longo dos anos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas do ouvido entupido incluem a sensação de que algo está “tampando” o canal auditivo. Além disso, é importante ficar atento a outros sintomas que podem surgir, como:

  • dor;
  • febre;
  • intensa coceira;
  • dor de cabeça;
  • diminuição da audição.

Assim, é muito importante reconhecer esses sinais e procurar um especialista para que ele possa avaliar o ouvido e indicar o tratamento correto.

Qual é o tratamento?

Seja qual for a causa do problema, é importante lembrar que não é recomendado o uso de qualquer substância sem prescrição médica. Assim, ao avaliar a situação e diagnosticar a causa, o profissional poderá receitar o uso de antibióticos, compressa de água morna na região do ouvido, gotas otológicas, remédios para dor, entre outros.

Como vimos, o ouvido entupido pode apresentar diversas causas, como labirintite, infecção e acúmulo de cera. Se não tratado, o problema pode provocar a perda auditiva, principalmente em idosos e, por isso, é essencial marcar uma consulta com um especialista para que ele possa confirmar o diagnóstico e passar o tratamento específico.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, confira se é mito ou verdade que a perda auditiva pode mudar o comportamento e a personalidade!

Você pode gostar
Surdez e o isolamento social: qual é a relação?
5 dicas criativas para estimular a memória na 3a idade

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This