Sobre a audição

Você sabe o que é perda auditiva condutiva? Aprenda aqui!

Os problemas relacionados à audição podem influenciar de forma negativa o estilo de vida de uma pessoa, contribuindo, inclusive, para que ela evite contato social, justamente pelo fato de não conseguir manter uma boa comunicação com os outros. Existem diferentes tipos de perda auditiva, que costumam se manifestar aos poucos. Geralmente, são as pessoas mais próximas de quem tem a perda que notam esse fato. Entre os tipos existentes está a perda auditiva condutiva. Você já ouviu falar nela?

Quer saber o que é exatamente a perda auditiva condutiva, quais são as suas possíveis causas, os seus sintomas e o tratamento indicado para essa condição? Então continue a leitura e confira!

Entenda o que é a perda auditiva condutiva

A perda auditiva, independentemente do seu tipo, pode ser compreendida como uma consequência resultante do desgaste de alguma parte do ouvido externo, médio e interno (estruturas que formam o sistema auditivo). Quando isso ocorre, a audição é prejudicada e, assim, pode ser difícil ouvir e compreender os sons em geral.

A perda auditiva condutiva, em particular, ocorre devido a um problema no ouvido médio (que corresponde à parte externa do ouvido) e isso impossibilita a chegada do som, de maneira clara, até o ouvido interno. Ainda assim, a pessoa consegue percebê-lo, mas não é capaz de compreendê-lo bem.

Essa condição pode atingir os dois ouvidos ou apenas um e o grau desse tipo de perda auditiva pode ser leve ou moderado. Em muitos casos, é algo reversível.

Veja quais são as causas mais frequentes

A causa mais frequente desse problema é o acúmulo de cera, o que leva à obstrução do canal do ouvido. Contudo, existem outros fatores que também podem desencadear a perda auditiva condutiva:

  • tímpano furado;
  • líquido no ouvido;
  • otosclerose (doença hereditária que consiste no crescimento anormal dos ossos do ouvido, levando à imobilização de outro osso presente no ouvido médio, o estribo);
  • tumores;
  • objetos no canal do ouvido.

Conheça os sintomas da perda auditiva condutiva

Alguns dos sintomas mais comuns da perda auditiva condutiva são:

  • inchaço ou vermelhidão na orelha;
  • zumbido no ouvido;
  • secreção ou dor no ouvido;
  • percepção de sons num tom mais baixo ou abafado;
  • sensação de ouvido tapado.

Saiba quais são os tratamentos indicados

Como já foi mencionado, a perda auditiva condutiva não costuma ser algo permanente. Para reverter esse quadro, pode ser necessário o uso de um aparelho auditivo, em algumas situações, associado a medicamentos ou à cirurgia.

De qualquer forma, é necessário procurar a orientação de um otorrinolaringologista, pois esse profissional é a pessoa mais indicada para identificar o que causou o problema e prescrever o tratamento mais adequado em cada caso.

E você, tem apresentado alguma dificuldade para ouvir? Alguma pessoa próxima tem demonstrado dificuldades para ouvir ou para compreender corretamente os sons de modo geral? Então que tal fazer uma triagem conosco? O teste é grátis! Aproveite e agende agora mesmo!

Entendeu o que é perda auditiva condutiva? Para saber mais sobre esse assunto, veja o que fazer em caso de suspeita de perda auditiva!

Você pode gostar
famosos com deficiência auditiva
Conheça: 6 famosos com deficiência auditiva
Entenda mais sobre a surdez: veja suas causas e tratamentos
2 Comentários
  • ananias prado de araujo jul 12,2018 at 2018-07-12T14:20:18+00:000000001831201807

    Trabalho com maquina de raspagem e não usava protetor,hj não escuto de um lado do ouvido sinto muita gastura e barulho.Gostaria de saber se meu caso tem cura?

    • Audium jul 17,2018 at 2018-07-17T16:31:05+00:000000000531201807

      Olá Ananias. O médico que deve lhe passar o diagnóstico; se ele lhe indicar o uso de aparelhos auditivos, com certeza podemos ajudar | 😉 0800 011 1000 – http://www.audiumbrasil.com.br/agende

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This