Dicas

4 perigos de ignorar a perda de audição

4 perigos ao ignorar uma perda de audição

Você sabia que ignorar a perda de audição pode ser arriscado? A perda auditiva se caracteriza pela redução da capacidade que a pessoa tem de ouvir, fazendo com que ela tenha dificuldade de entender o que os outros falam, dificuldade para ouvir a TV e até escutar o que as pessoas falam em ambientes que têm muito ruído.

Quando a perda auditiva não é tratada, pode agravar o quadro clínico do indivíduo e afetar a qualidade de vida dele, dificultando o relacionamento com a família e amigos, causando embaraços, problemas de concentração, entre outras situações que interferem no bem-estar da pessoa.

Para que você possa se conscientizar melhor sobre os perigos que há em ignorar a perda de audição separamos 4 principais consequências para ficar atento. Acompanhe.

1. Declínio cognitivo

Quando o indivíduo chega à terceira idade é normal que o cérebro comece a trabalhar mais devagar e o organismo entre em um processo de declínio. Sendo assim, a falta de atenção, perda da memória e dificuldades no raciocínio lógico são alguns sintomas do declínio cognitivo.

No entanto, a ausência no tratamento da perda de audição pode colaborar para o desenvolvimento desse problema. Isso acontece porque quando o cérebro recebe um sinal fraco da cóclea, ele precisa trabalhar mais para decifrar o sinal. Esse esforço faz com que a cognição e as habilidades de pensar sejam reduzidas.

2. Isolamento

Quando a pessoa começa a desenvolver os problemas de audição, ela sente-se embaraçada ao conversar com seus amigos e familiares, pois, muitas vezes, ela tem dificuldades para entender o que as pessoas estão falando, principalmente quando todos resolvem falar ao mesmo tempo.

Ao ignorar a perda de audição e não buscar o devido tratamento, a pessoa que sofre com o problema e não fará mais questões de participar das reuniões familiares, isolando-se de todos os que o cercam.

3. Depressão

Os problemas sociais vão colaborar para que a pessoa que sofre com a perda auditiva se isole. Com isso, há uma grande probabilidade de ela desenvolver problemas emocionais, como a depressão.

A perda de audição faz com que a pessoa sinta-se incapaz de realizar suas atividades diárias sem a ajuda de terceiros, pois nem mesmo os seus programas favoritos ela conseguirá assistir.

4. Desenvolvimento de demência

Quando a perda auditiva é ignorada, as chances de a pessoa desenvolver demência aumentam, embora ainda não exista um estudo que comprove o porquê que a dificuldade em ouvir colabora com o surgimento dessa doença.

No entanto, cientistas da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa e concluíram que a cada dez decibéis perdidos de audição os riscos de demência aumentam em 27%. Eles ainda ressaltam que essas dificuldades podem estar relacionadas em virtude do isolamento social ou de um esgotamento das capacidades mentais.

Ao concluir esta leitura você consegue ter uma noção mais abrangente da importância que há em não ignorar a perda de audição, certo? Sendo assim, não deixe de procurar ajuda o mais rápido possível para impedir que o quadro clínico se agrave.

Agora que você já entendeu que não pode ignorar a perda auditiva, nós queremos disponibilizar a nossa infra-estrutura para ajudá-lo. Agende uma triagem e Faça uma demonstração gratuita com nossas soluções no conforto de sua casa. 0800 011 1000

Você pode gostar
5 coisas para considerar ao comprar um aparelho auditivo
Você sabe qual a relação entre perda auditiva e analgésicos?
2 Comentários
  • auzilia bana ago 29,2018 at 2018-08-29T10:45:21+00:000000002131201808

    gostaria de saber sobre valores do aparelho

    • Audium ago 31,2018 at 2018-08-31T15:19:21+00:000000002131201808

      Olá Auzilia. Tudo bem? Você possui a indicação médica / audiometria em mãos para que possamos lhe auxiliar / precificar?
      Para informar o preço o profissional precisa analisar os exames [audiometria], verificar a sua necessidade e alinhar a tecnologia necessária para ai lhe passar um preço/solução. Gostaria de convidá-lo para vir tomar uma café conosco e realizar o TESTE GRATUITAMENTE assim você conhece nossas soluções, sente a diferença e lhe apresentamos o preço conforme sua necessidade. Agende sua visita por aqui wwww.audiumbrasil.com.br/agende

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This