Sobre a audição

Como ruídos no ambiente de trabalho podem aumentar a perda auditiva?

perda auditiva

Nem todo mundo sabe, mas excesso de ruído é uma das principais causas de perda auditiva. E quando esse barulho é constante dentro do ambiente de trabalho, a situação é ainda mais preocupante.

A poluição sonora, na maioria das vezes, é negligenciada por pessoas e empresas que ignoram grandes consequências e problemas futuros. No entanto, além de interferir na produtividade e qualidade de processos, ela ainda prejudica a saúde dos colaboradores e gera muito mais estresse.

Portanto, tomar cuidado no dia a dia é fundamental. Para saber como o ruído no trabalho potencializa a perda auditiva e o que fazer para evitá-la continue a leitura deste post.

Por meio de barulhos de menor intensidade também é possível perder a audição

Por vezes, é difícil se perceber como vítima do excesso de ruído no trabalho porque os sintomas não se apresentam de forma imediata. Além disso, muitos se acostumam a trabalhar em ambientes barulhentos porque a intensidade dos sons não é tão grande.

A menos que uma pessoa não esteja exposta a pelo menos 100 dB ou mais durante períodos de cerca de 15 minutos é quase impossível que ela sinta o impacto na hora.

Além disso, alguns produtos químicos podem provocar a perda de audição. Sendo assim, é importante verificar as condições de trabalho antes de ingressar em qualquer atividade que exija esse contato.

O primeiro sintoma desse tipo de perda auditiva é a incapacidade de ouvir sons agudos

Um dos primeiros sintomas desse tipo de perda auditiva é a incapacidade de ouvir sons agudos.

Se você trabalha em um ambiente em que eles são comuns e você já consegue executar suas responsabilidades sem ouvi-los, é hora de tomar providências.

Se percebe que as pessoas conversam, mas não consegue entendê-las, este é outro sintoma que deve ser avaliado.

Todas as empresas precisam de um programa de conservação auditiva caso a exposição dos trabalhadores a ruídos seja acima da média, então é bom buscar confirmação de que essa regra é respeitada junto ao setor de Recursos Humanos.

Muito ruído no trabalho pode causar Tinnitus (Zumbido)

Tinnitus, ou o famoso zumbido no ouvido, é um dos problemas mais comuns provenientes da frequente exposição a ruídos no trabalho. Ele pode, inclusive, surgir acompanhado de um tom agudo, parecido com o de uma campainha.

Recomenda-se a realização de testes de equilíbrio, neurológicos e auditivos, dentre outros, caso surja o Tinnitus e verificar a possibilidade de perda auditiva.

Se você experimenta um sentimento de alívio ao deixar uma área ruidosa, é sinal de que estes exames devem ser realizados o quanto antes.

Tomar providências imediatas para evitar maiores consequências é fundamental

É importante se cuidar para evitar a perda auditiva. Na rotina de trabalho, o uso de protetor auricular e outros instrumentos de proteção auditiva é permitido e até mesmo obrigatório, dependendo da função.

Ao menor sinal de sintomas aparentemente causados pela exposição ao ruído no trabalho, também é indispensável procurar um especialista, um médico otorrinolaringologista, e iniciar o tratamento.

Você, ou algum ente querido, possui alguma dificuldade auditiva ? Dê o 1º passo, Agende uma demonstração sem compromisso e sinta a diferença… Ouvir Melhor é Viver Melhor!

Este post foi útil para você? Se sim, aproveite para seguir as nossas redes sociais: FacebookTwitterLinkedIn e Google+ .

Você pode gostar
5 consequências da Perda Auditiva na Terceira Idade que você precisa saber
O que fazer quando temos suspeita de uma perda auditiva?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This