Sobre a audição

Síndrome de Ménière – Tire suas principais dúvidas

A síndrome de Ménière — também chamada de hidropsia endolinfática — é uma doença que afeta o ouvido, provocando vertigem, zumbido, sensação de ouvido tapado e perda de audição temporária.

Essa síndrome pode aparecer em qualquer idade e sexo, inclusive, em crianças. Entretanto, na maioria dos casos, ela atinge pessoas com 20 e 50 anos, sendo a prevalência maior entre as mulheres.

Os sintomas da doença podem prejudicar o dia a dia e levar a complicações que diminuem a qualidade de vida das pessoas afetadas. Para lhe ajudar a identificar o problema, separamos informações importantes sobre a síndrome de Ménière. Confira!

O que é síndrome de Ménière?

A síndrome de Ménière é um distúrbio crônico que atinge a orelha interna. É provocada por uma distensão da estrutura que armazena a endolinfa — líquido que circula no labirinto membranoso — provocando aumento de pressão.

A alta pressão da endolinfa no labirinto prejudica o funcionamento das células auditivas e daquelas responsáveis pelo equilíbrio do corpo, atrapalhando os sinais emitidos para o cérebro.

O mais comum é que a doença afete apenas um dos ouvidos, mas, com a sua progressão, ambos os órgãos podem ficar comprometidos. Quando não tratada, pode levar à perda auditiva e a outros problemas permanentes

Quais as causas?

As causas da síndrome de Ménière ainda não estão completamente esclarecidas. Entretanto, diferentes  fatores estão associados a esse distúrbio, tais como:

  • processos inflamatórios;
  • doenças autoimunes, como lúpus e reumatismo;
  • doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão;
  • volume anormal de endolinfa;
  • anormalidade anatômicas que bloqueiam a drenagem da endolinfa;
  • sífilis e herpes;
  • traumatismos cranianos;
  • erros de alimentação;
  • enxaqueca;
  • alergias.

Quais os sintomas?

O prejuízo do funcionamento das células do labirinto gera uma série de sintomas característicos:

  • episódios súbitos de vertigem — sensação de tontura, rotação, flutuação e perda de equilíbrio;
  • sensação de pressão, ouvido entupido ou tapado, semelhante àquela que se experimenta em lugares elevados ou de grande altitude;
  • diminuição da audição e surdez flutuante;
  • zumbido.

Esse quadro de sintomas dura cerca de 20 a 24 horas. Devido à vertigem, algumas vezes, a crise é acompanhada de náusea, vômito, diarreia e mal-estar geral. Tanto o zumbido como a surdez podem ser intermitentes durante esse período.

Estresse, alterações hormonais do ciclo menstrual, utilização de cigarro ou mudanças na dieta funcionam como gatilhos para o desencadeamento das crises.

Geralmente, a síndrome de Ménière é progressiva, ou seja, os sintomas são cada vez mais frequentes, iniciando-se em um dos lados e passando para ambos os ouvidos. Entretanto, o distúrbio também pode ser insidioso, com episódios esporádicos e não-crônicos, sendo confundido com labirintite ou mal-estar temporário.

Como é o diagnóstico?

Para realizar o diagnóstico da síndrome de Ménière, o otorrino faz uma avaliação clínica do paciente, levando em conta os sintomas relatados e a presença de outros tipos de doenças.

Juntamente à avaliação clínica, é necessária a realização de exames como:

  • audiometria, a fim de se identificar prejuízos na audição;
  • eletrococleografia, que avalia os impulsos elétricos enviados das células auditivas para o cérebro;
  • hemograma para a avaliação de fatores metabólicos associados;
  • exames de imagem para o estabelecimento do diagnóstico diferencial em relação às outras síndromes de vertigem.

Qual é o tratamento?

Ainda não existe cura para a síndrome de Ménière. No entanto, o tratamento controla os sintomas e evita que a doença evolua para a perda de audição.

O tratamento consiste na utilização de medicamentos para vertigem, zumbido e sensação de ouvido tapado. Também são indicadas a terapia de reabilitação vestibular e a terapia com o dispositivo Meniett para melhorar o equilíbrio e a circulação da endolinfa, respectivamente. Nunca se esqueça de consultar o médico.

Além disso, é preciso fazer mudanças no estilo de vida, a fim de se evitar os gatilhos para as crises de sintomas, como controle de estresse, adoção de dieta balanceada e prática de atividades físicas. Quando o quadro é grave, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

Ficou claro que, caso não seja tratada, a síndrome de Ménière traz muitos prejuízos para a qualidade de vida das pessoas afetadas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a doença.

Aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e marcar uma triagem auditiva conosco. Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva? Teste Gratuitamente nossas soluções – www.audiumbrasil.com.br/agende

Você pode gostar
perda auditiva
O que causa a perda auditiva? Veja aqui!
A importância da Audição Bilateral
Qual a importância da audição bilateral? Entenda mais sobre o assunto!
6 Comentários
  • CAMILA Maio 29,2019 at 2019-05-29T14:18:41+00:000000004131201905

    O que fazer quando esta em crise de menieri??? O que fazer para amenizar os sintonias?

    Obg

    • Audium jun 21,2019 at 2019-06-21T11:18:53+00:000000005330201906

      Oi Camila. Tudo bem? O tratamento consiste na utilização de medicamentos para vertigem, zumbido e sensação de ouvido tapado. Também são indicadas a terapia de reabilitação vestibular e a terapia com o dispositivo Meniett para melhorar o equilíbrio e a circulação da endolinfa, respectivamente. Nunca se esqueça de consultar o médico – POIS É ELE QUE VAI LHE DAR O DIAGNÓSTICO. 😉

  • Marcelo J. Costa Maio 3,2019 at 2019-05-03T03:16:18+00:000000001831201905

    Boa noite
    Me chamo Marcelo e sou portador de sindrome de meniére deste 2004 e em 2006 efetou ambos os ouvidos , faço uso do medicamento betaserk 24 mg durante as crises .
    Gostaria de saber se ja existe algum medicamento pra diminuir ou eliminar o zumbido que me incomoda muito , tive uma grande perda de audição neste perido da doença onde minha audiometria esta entre moderada a severa a perda auditiva de ambos os ouvidos ! Vou precisar usar aparelhos auditivos em ambos ouvidos e o custo é muito alto destes aparelhos auditivos , gostaria de informação de onde conseguir aparelhos com custos baixos ou gratuitos .

    • Audium jun 21,2019 at 2019-06-21T13:30:41+00:000000004130201906

      Oi Marcelo – Se você quiser ganhar um aparelho auditivo – Sugiro que indique nossa marca para 10 amigos – se eles comprarem – você ganha!

      https://www.audiumbrasil.com.br/aparelho-auditivo-gratuito/

      Ao mesmo tempo – Atualmente temos soluções para todas as perdas auditivas e que cabem em todos os bolsos, com opções de financiamento em até 60x. Uma com certeza cabe no seu bolso, não deixe de escutar os sons da vida Agende uma Demonstração gratuita que iremos lhe ajudar http://www.audiumbrasil.com.br/agende

  • Melissa abr 15,2019 at 2019-04-15T13:54:16+00:000000001630201904

    Existe relação ente a ventriculomegalia, hidrocefalia e a síndrome de Meniére?

    • Audium jun 21,2019 at 2019-06-21T13:34:30+00:000000003030201906

      Olá Melissa. Tudo bem? Muitas síndromes e doenças acabam afetando o sistema auditivo. Mas, só um especialista para lhe afirmar!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This