Dicas

Tecnologia e idosos: quais os benefícios de estar conectado na terceira idade?

tecnologia e idosos

Você já parou para pensar nos benefícios da relação entre tecnologia e idosos? Os novos recursos chegaram para facilitar as relações sociais e a atualização com o mundo, fatores importantes para a autonomia e independência de pessoas que já atingiram a terceira idade.

A medida que os anos avançam, é muito comum que os idosos se sintam deslocados e até mesmo temerosos com as modernidades. Por isso, é fundamental que as pessoas ao seu redor incentivem a inserção tecnológica, para que eles fiquem mais informados, se sintam melhor e tenham maior qualidade de vida.

Quer descobrir como ajudar? No post de hoje, vamos explicar melhor sobre os benefícios da tecnologia no dia a dia da população idosa, dar algumas dicas de como você pode auxiliar seus pais ou avós a ficarem mais conectados e as principais vantagens disso. Confira!

Como é a relação entre tecnologia e idosos?

O ser humano se depara com algumas situações desafiadoras ao envelhecer, as quais exigem o seu constante aprimoramento e adaptação. Nesse contexto, está a tecnologia, que tem o objetivo de abrir horizontes a todas as gerações. Por isso, a inclusão digital do idoso é muito importante para que ele não se sinta excluído diante de tantos avanços.

Como ajudar a inserir o idoso no mundo tecnológico?

A terceira idade precisa ter contato com as novas tecnologias, como smartphones, tablets, notebooks e computadores, além de aprender a utilizar as redes sociais e aplicativos que facilitam a sua vida.

A primeira etapa é, portanto, fornecer os equipamentos eletrônicos necessários para essa conexão. Muitas vezes, eles podem achar difícil utilizar os botões e ferramentas, por isso, é importante que eles treinem. Os jogos são ótimas opções para que os idosos se adaptem ao uso do mouse e do touchscreen.

O segundo passo é instalar aplicativos das principais redes sociais, como Facebook e Instagram, criar um perfil em cada uma delas e ensinar recursos básicos nas comunidades, como adicionar amigos próximos e familiares, iniciar uma conversa e fazer postagens.

Nesse processo, é preciso ter muita paciência com o idoso, afinal, ele não teve muito contato com esses recursos. Explique algumas vezes o passo a passo e, depois, permita que ele faça sozinho. Reforce que erros durante essa fase são normais e que, com o tempo, ele vai pegar o jeito.

Quais os benefícios da tecnologia na vida dos idosos?

Incentivar os seus pais ou avós a utilizar as novas tecnologias traz mudanças muito positivas em suas vidas.

Melhorias na comunicação

As redes sociais aproximam os idosos da família e amigos, especialmente aqueles que moram longe, o que ajuda a diminuir a solidão e até a depressão, muito frequente na terceira idade. Ademais, por meio da internet, eles ficam mais informados sobre novidades e notícias que contribuem para sua cultura e aumento da autoestima.

Divertimento

Usar a internet também é sinônimo de diversão e entretenimento para os idosos. Por meio das redes sociais, jogos e filmes na web, eles se distraem e ocupam grande parte das horas livres do dia.

Mente mais saudável

Um dos maiores benefícios de utilizar os recursos tecnológicos é a contribuição disso para a saúde mental. Conectado, o idoso aprende mais, estimula o raciocínio, sua concentração e memória, o que ajuda a evitar doenças como demência e Alzheimer.

Prevenção em saúde

O uso de aplicativos facilita a rotina do idoso e pode ajudar, inclusive, em questões relacionadas à saúde. Funcionalidades como a programação do horário de tomar remédios ou ingerir água são ótimas aliadas nos cuidados durante essa fase da vida.

Maior independência

O domínio dos recursos tecnológicos faz com que os mais velhos se sintam mais seguros e independentes, pois não precisam mais da ajuda constante de parentes para fazer pesquisas e ter acesso ao que desejam.

A relação entre tecnologia e idosos, portanto, só tem a acrescentar. Por meio da conexão à internet, seus parentes ganham em autonomia, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, não deixe de ajudá-los a ingressar nesse novo mundo!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, InstagramTwitter e YouTube — para ficar sempre por dentro dos nossos posts. Até a próxima!

Você pode gostar
Deficiente auditivo e restaurante: 5 dicas para escolher um bom estabelecimento
importancia-do-aparelho-auditivo-para-idosos.jpeg
Entenda qual é a importância do aparelho auditivo para idosos!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This