Sobre a audição

Telefone e dificuldade auditiva: 3 coisas que você precisa saber

telefone e dificuldade auditiva

Pessoas com perda auditiva enfrentam uma importante barreira na comunicação em todo o mundo: o uso do telefone. Por isso, independentemente do grau de comprometimento, o telefone para o deficiente auditivo muitas vezes é associado à “pânico”. Com a capacidade de audição comprometida, a comunicação apenas pelo som torna-se uma missão praticamente impossível. Para essas pessoas, o obstáculo está em localizar um sistema de telecomunicação que seja usado para melhorar a conexão por telefone. Contudo, existem algumas soluções que podem ajudar, conforme veremos a seguir. Acompanhe!

1. Aparelhos auditivos com conectividade

O uso de telefones celulares se popularizou, e as pessoas os utilizam para atividades variadas, como fazer ligações, usar redes sociais, praticar jogos online ou assistir a vídeos.

Existem aparelhos auditivos que se conectam diretamente ao seu celular. Com a tecnologia Bluetooth, os usuários de aparelhos auditivos são capazes de conectar seus aparelhos a variados dispositivos eletrônicos.

Assim, a perda auditiva não se torna um obstáculo à conexão. Contudo, aparelhos auditivos com tecnologia Bluetooth são capazes de se conectar a outros aparelhos, como telefone, televisão, celular, computador, entre outros.

Nessa tecnologia, os sons são enviados por um sinal eletrônico, de forma semelhante à internet sem fio. Na Audium você já encontra essa tecnologia, feita para celulares Android ou IOS, você até atende o celular com um simples toque.

2. Acessórios de conectividade

Não é possível imaginar a vida sem televisão, telefones, aparelhos celulares, computadores e demais eletrônicos usados para o entretenimento, certo?

Para melhorar a qualidade de vida dos usuários de aparelhos auditivos, existem também alguns acessórios que funcionam juntamente aos aparelhos e oferecem mais acesso à comunicação.

Como exemplo de acessórios para usuários de aparelhos auditivos que podem ajudar nessa jornada, podemos citar ComPilot, ComPilot Air e Easy Call, que são interfaces entre os aparelhos auditivos e os dispositivos, capazes de facilitar o nível de entendimento da fala ao telefone ( ou até outras mídias ) .

Além disso, o ComPilot e ComPilot Air oferecem outras facilidades, como o controle remoto para os aparelhos.

Dessa forma fica mais fácil ouvir a televisão ou músicas com os acessórios TvLink e ComPilot — todos comercializados pela Audium.

3. Sistema Roger da Phonak

Conhecido por sistema Roger, essa opção se trata de um sistema de comunicação sem fio que tem um microfone (que age como transmissor) e um receptor. Esse microfone é muito parecido com uma caneta ou um clipe, sendo posicionado próximo às pessoas que você deseja escutar.

Assim, o sinal é encaminhado (sem fio) diretamente para os aparelhos auditivos. Usuários de implante coclear também podem se beneficiar desse sistema, por meio do pareamento do implante com o acessório.

Essa é uma ferramenta que deve ser utilizada quando o interlocutor está mais distante ou quando está em ambientes com muito barulho, pois faz com que a voz seja captada diretamente no microfone do aparelho, facilitando a comunicação e ao telefone.

Devido às diferentes tecnologias oferecidas atualmente às pessoas com perda de audição, é fortemente recomendável buscar uma empresa especializada antes de adquirir o aparelho auditivo. Dessa forma, o especialista poderá recomendar os aparelhos mais adequados à necessidade do cliente.

Os avanços tecnológicos têm permitido uma melhoria significativa na qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva, graças a alguns dispositivos que auxiliam no processo de comunicação dessas pessoas.

Com isso, algumas tecnologias podem ser aplicadas para garantir melhor adaptação à vida e, consequente, inserção na sociedade, como o telefone para deficiente auditivo e a utilização das demais tecnologias de comunicação.

Se você tem interesse em adquirir os mais modernos aparelhos auditivos e acessórios de conectividade com a empresa que tem a maior rede de aparelhos auditivos do mundo, entre em contato conosco!

Você pode gostar
como funciona a audição
Afinal, como funciona a audição humana?
Afinal, o que é a audiometria?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This