Dicas

Saiba como convencer um idoso a fazer um tratamento auditivo

Embora os aparelhos de audição estejam cada vez melhores e mais modernos, muitos idosos ainda apresentam certa resistência em aderir a um tratamento auditivo. 

As razões para isso são diversas: desde achar que a perda da audição não é nada grave ou até mesmo vergonha de utilizar o aparelho. 

No entanto, é muito importante incentivar o idoso a seguir o tratamento, pois isso vai mudar a sua vida para melhor.

Quer descobrir como convencer esse idoso resistente? Continue a leitura e confira nossas dicas! 

Destaque as melhorias em comunicação

Ao seguir um tratamento auditivo, a capacidade do idoso em se comunicar de forma clara com as pessoas de sua convivência é preservada. 

Para convencê-lo sobre isso, você pode citar as dificuldades que tiveram durante as últimas interações. Ressalte o quanto é importante para a família e amigos que ele continue participando de conversas e reuniões.

Fale ainda sobre o isolamento do convívio social que pode acontecer como consequência da surdez e que você não quer vê-lo sozinho e afastado de todos.

Com um aparelho auditivo, as melhorias em comunicação começam logo na fase adaptativa. Assim, é possível evitar danos consideráveis nas relações sociais. 

Fale sobre os ganhos em independência

A falta de autonomia é uma das principais queixas das pessoas que estão passando pela terceira idade e, mesmo assim, muitas delas se recusam a seguir o tratamento auditivo que vai melhorar sua independência.

O uso do aparelho é fundamental para a comunicação com o mundo. Seguem alguns exemplos:

  • para caminhar na rua, é preciso perceber os sons para evitar acidentes com outras pessoas, bicicletas, motos e carros.
  • o idoso precisa ouvir para pedir informações e entender sobre como fazer uma troca em uma loja de eletrodomésticos;
  • em cultos religiosos, a audição é fundamental para acompanhar os rituais, cantos e o que o celebrante está dizendo.

Em resumo, o aparelho auditivo é indispensável para que o idoso tenha mais qualidade de vida, autonomia e seja o autor de seus próprios caminhos e pensamentos — o que precisa ser destacado para ele. 

Ressalte que os aparelhos auditivos são confortáveis 

Um dos principais receios dos idosos que precisam utilizar aparelho auditivo diz respeito a perda do conforto. No passado, isso realmente acontecia, contudo, com o desenvolvimento da tecnologia, esses dispositivos evoluíram muito.

Atualmente, os aparelhos contam com recursos automáticos que bloqueiam ruídos e zumbidos e proporcionam o entendimento de sons com muito mais conforto e clareza. 

Além disso, os dispositivos estão cada vez menores, com design moderno e discreto, ou seja, deixaram de prejudicar o bem-estar e autoestima das pessoas que precisam utilizá-los. 

Por isso, vale a pena destacar esses pontos para convencer o idoso de que o uso do aparelho auditivo vai mudar sua vida e proporcionar qualidade de vida — e não trazer incômodos. 

Nesse processo, não deixe de procurar ajuda especializada para o diagnóstico adequado e escolha do aparelho ideal de acordo com as necessidades — isso é fundamental para o sucesso do tratamento.

Ao longo deste post, você pôde conferir algumas dicas de como convencer o idoso resistente a fazer um tratamento auditivo, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Com muita conversa e amor, no entanto, é possível fazê-lo acreditar que tudo isso é para o bem dele!

Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos? Siga nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter — e acompanhe nossos posts! 

Você pode gostar
zumbido e tratamento
Zumbido no ouvido: entenda o que ele pode significar sobre sua audição
Aparelho auditivo para idosos: como convencê-los a usar? Conheça nossas dicas!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This