Aparelhos auditivos

Um ou dois aparelhos auditivos? Entenda a importância da audição bilateral

Audição Bilateral

O aparelho auditivo, também chamado de prótese auditiva acústica (“aparelho de surdez”, para outros), é um dispositivo que ajuda pessoas com problemas na audição a escutarem. Existem várias marcas e diversos tipos de aparelho que podem ser de uso interno ou externo.

O uso dessa tecnologia é recomendado pelo médico otorrinolaringologista quando há algum grau de perda auditiva. Os sintomas incluem, por exemplo, colocar o volume da TV muito alto ou no máximo e não compreender o que as pessoas dizem.

Uma das causas mais comuns é a presbiacusia, uma alteração que ocorre com o envelhecimento e provoca degeneração das células do ouvido. No entanto, infecções de ouvido recorrentes, tumores, danificação das células por ruídos excessivos e alteração das estruturas internas também podem ocasionar algum nível de surdez.

Assim, se faz necessário usar o aparelho auditivo para voltar a escutar plenamente. Para quem é iniciante no uso sempre surge uma dúvida: é necessário usar aparelhos auditivos dos dois lados ou somente do lado mais afetado? Leia o post e entenda a importância da audição bilateral!

Devo usar um ou dois aparelhos auditivos?

Como falado, existem várias causas para um problema auditivo. O envelhecimento, por exemplo, acontece de forma homogênea em todo o corpo. Dessa forma, é natural que quando um ouvido comece a ser acometido o outro também seja e, assim, é interessante que o paciente use aparelho auditivo dos dois lados, a fim de escutar equilibradamente.

No entanto, existem causas que acometem somente um ouvido. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que teve um tumor no ouvido, doença que não é comum bilateralmente. Ou seja, o ouvido acometido terá a perda auditiva, enquanto o outro manterá sua função normal. Sendo assim, pode ser necessário usar aparelho auditivo somente no que há algum grau de surdez.

É importante salientar que somente o médico especialista em ouvidos pode decidir qual será o melhor tratamento para o paciente. Apesar de um só aparelho auditivo melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, usá-los em ambos os ouvidos, nos casos de perdas bilaterais, pode propiciar resultados melhores e minimizar as dificuldades auditivas. Leia o tópico abaixo e descubra as vantagens de usar aparelho auditivo nos dois ouvidos!

Quais as vantagens de usar aparelho auditivo bilateralmente?

Abaixo listamos alguns benefícios de usar aparelho nos dois ouvidos simultaneamente. Confira!

Melhoria no entendimento das conversas e no barulho

A audição bilateral é imprescindível para que conversas em grupo sejam compreendidas sem problemas. Afinal, os sons serão emitidos de todos os lados e é preciso que ambos os ouvidos os captem. O mesmo acontece em ambientes com barulhos.

Localização mais adequada dos sons

Cada ouvido é responsável por escutar os sons que provêm do lugar que estão apontados. É claro que sua função não se limita a essa área, mas sons provenientes de outros locais são escutados com uma dificuldade maior.

Sendo assim, é fundamental ter uma boa audição dos dois lados para localizar melhor de onde os sons vêm e não se sentir desorientado. Isso também é importante para evitar perigos, como no trânsito, em que as buzinas servem como sinal de alerta.

Audição estéreo

Como todas as estruturas corporais bilaterais, os ouvidos trabalham em conjunto para garantir que a audição seja clara, confortável e capte o maior número de sons com qualidade. Sendo assim, quando a pessoa escuta bem somente com um ouvido, é natural que os sons percam um pouco de qualidade e se tornem distorcidos ou até um pouco mecânicos.

Evite a privação auditiva:

A falta de estimulação auditiva faz com que o cérebro perca algumas das suas habilidades de processamento da informação sonora. Quanto mais cedo decide-se usar os aparelhos auditivos nas duas orelhas, maiores serão as chances de prevenir a deterioração da habilidade de compreensão de fala na orelha sem aparelho.

Maior satisfação:

Pesquisas mostram que os usuários de aparelhos auditivos nas duas orelhas estão mais satisfeitos com o desempenho de seus aparelhos auditivos.

período de adaptação para uso de aparelhos auditivos pode não ser fácil para algumas pessoas, mas trará grandes benefícios para a sua qualidade de vida. Lembre-se de não ter pressa. Caso sinta algum incômodo pode retirá-lo por um período, descansar um pouco, e recolocá-lo posteriormente. E se preferir, inicialmente, pode usá-lo em ambientes mais silenciosos e aos poucos ir passando para os ruidosos.

Outra medida importante é fazer o acompanhamento com o fonoaudiólogo. Afinal, somente esse profissional pode indicar qual é o aparelho mais adequado para o problema e se será necessário usar somente um ou dois.

Entendeu quais são os benefícios de usar aparelhos auditivos em ambos os ouvidos? Entre em contato conosco e descubra qual é a melhor opção de dispositivo para você!

Você pode gostar
quais cuidados ter com o seu aparelho auditivo no verão
Saiba quais cuidados ter com o seu aparelho auditivo no verão
implante coclear
Implante coclear e aparelho auditivo: Entenda melhor as diferenças dessas duas tecnologias

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This